“Fomentar a discussão, articular e promover ações referentes à diversidade e a proteção de direitos de pessoas e grupos étnicos atingidos por atos discriminatórios, a exemplo do racismo, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão”, estes são os objetivos dos NEABI IF BAIANO, aprovados pela Resolução nº 33/2015.

Neste âmbito, surgiu a necessidade de construirmos espaços nos quais servidores e estudantes da rede federal técnica e tecnológica pudessem debater e socializar ações e demandas atinentes à educação para as relações étnicas. Foi assim que em novembro de 2017 aconteceu o I RENEABI – Encontro de Coordenadores dos NEABI Locais do IF Baiano, no Campus Santa Inês.

Nesta mesma perspectiva, o I ENNEABI, Encontro Nacional dos Neab e Neabi, aconteceu no ano de 2015 no IFPA (Instituto Federal do Pará – Campus Bélem), em anos consecutivos, o II no IFMA (Instituto Federal do Maranhão) e o III no IFF (Instituto Federal Fluminense).

Este ano, concomitante ao II RENEABI, o IF Baiano terá a honra de sediar o IV ENNEABI, com o tema “Educação e Diversidade Étnica“. Os eventos acontecerão entre os dias 26 e 28 de setembro de 2018.

 

OBJETIVO GERAL

Reunir pesquisadores, educadores, estudantes e demais interessados na temática da educação para as relações etnicorraciais, alocados no Instituto Federal Baiano e nas demais IES – Instituições de Ensino Superior do Brasil, em parceria com os participantes de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e Grupos Correlatos, para a troca de experiências, debate e vivência de momentos formativos e de popularização das ciências relacionadas à implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08, oferecendo subsídios didáticos, teóricos e práticos que contribuam para a sua efetivação.