Sessão 01 – Arte, Cultura, Patrimônio e Memórias

A Pedagogia do Teatro e as Relações Étnico-Raciais na Educação Profissional

A PRODUÇÃO DE MÁSCARAS COMO ELEMENTO DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRICANA

Coletivo negro de alunos e bonecas abaiomy_uma experiência de representatividade

DOMIGUEIRA- RELAÇÕES TERRITORIAIS E ÉTNICO-RACIAIS NO BAILE BLACK DA DÉCADA 1970

FEMINICÍDIO COM A MULHER NEGRA

III ENNEABI- Experiências vivenciadas no Campus de Goytagazes-RJ

MOÇOS FEITOS, MOÇOS BONITOS

PERFORMANCE, PRODUÇÃO DE UTOPIA E SENSIBILIDADE

QUEM SOMOS NÓS- TRABALHO DE INCLUSÃO REALIZADO IFMA

SAIAS DE AXÉ- Performance de Giros e Saberes na construção de um Outro Teatro

 

Sessão 02 – África, Brasil e Bahia: Historiografia e Ensino de História

ABOLIÇÃO E PÓS-ABOLIÇÃO NA BAHIA

ÁFRICA CINEMATOGRÁFICA

ÁFRICA: uma perspectiva racista nos livros didáticos do ensino fundamental

AFRICANIZANDO O CURRÍCULO DE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Documentário SÍTIO VEIGA

MEMÓRIA E HISTÓRIA: um olhar sobre nós

RACISMO ESTRUTURAL, LUTAS E CONTINUIDADES

 

Sessão 03 – Culturas afro-brasileiras e indígenas na formação de identidade brasileira

A EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALÉM DOS ESPORTES: criando possibilidades de disseminação e valorização da cultura indígena 

ESCOLA BRANCA, ALUNOS NEGROS: um olhar sobre branquitude e educação 

A MULHER NEGRA NA PRIMEIRA PESSOA: uma construção de raça e gênero nas personagens de Taís Araújo

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DOS DISCENTES AFRODESCENDENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

A PRESENÇA DA MULHER NEGRA NO CAMPUS EM PINHEIRAL: olhares, perspectivas e caminhos

ESCOLA ÍNDIOS TAPEBA: a afirmação da identidade Tapeba através da escola diferenciada

O RECONHECIMENTO DO “EU” ATRAVÉS DA APRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE/COTIDIANO DO ÍNDIO GUAJAJARA NO MARANHÃO

MEHΙ͂: 1o ENCONTRO INTERCULTURAL

OS JOGOS INDÍGENAS COMO INSTRUMENTO DE VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE DAS CULTURAS INDÍGENAS NO IFMA – CAMPUS SANTA INÊS

OS ÍNDIOS GAMELA EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR: de aldeia a município, conhecer para pertencer

REFLEXÕES E DIÁLOGOS SOBRE O PROJETO LÁPIS DE COR CICLO DE DIÁLOGO SOBRE O RACISMO NA INFÂNCIA

PROJETO PROTAGONISMO QUILOMBOLA: Um resgate da memória e história do quilombo Peropava

SOBRE CULTURAS, SOBRE POVOS INDÍGENAS: uma experiência na Aldeia Lago Branco

TERRITORIALIDADE E ASPECTOS CULTURAIS NAS COMUNIDADES INDÍGENAS DO VALE DO PINDARÉ-MA

 

Sessão 04 – Combate ao preconceito contra as religiões de matriz africanas

ASPECTOS DA REPRESSÃO POLICIAL E JURÍDICA AOS CANDOMBLÉS

AXÉ E PENSAMENTO INTELECTUAL COMO FORMA DE RESISTÊNCIA

BUMBA-MEU-BOI E AS FESTIVIDADES JUNINAS E JOANINAS EM SÃO LUIS – MA

CANDOMBLÉ, O QUE É? ENTENDENDO A RELIGIÃO E COMBATENDO O PRECONCEITO

ELEMENTOS DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANAS COMO

ENTRE O TERREIRO E A ESCOLA: Um olhar sobre as experiências

MEMÓRIAS DE UMBAMDISTAS E A ETNOGRAFIA DOS TERREIROS EM BURITICUPU – MA

REDE MEU ILÊ, RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA E EMPREENDEDORISMO SOCIAL

TAMBOR DE MINA COMO RESISTÊNCIA, RELIGIOSIDADE E ENSINAMENTOS

 

Sessão 05 – Educação e Relações Étnico Raciais e o ensino de História e Cultura Afro- brasileira e Indígena

A PEDAGOGIA DO TEATRO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: experiências no IFMA Campus São Luís Maracanã com base na bolsa incentivo artístico-cultural

AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: Um projeto sobre africanidades para além do novembro negro

COLETIVO ARTÍSTICO SARAVÁ: Laboratório de Estudos sobre performance e relações étnico-raciais

DANÇAS AFRICANAS: VIVENCIANDO NA PRÁTICA A CULTURA DE DIFERENTES POVOS

ENCRUZILHAMENTOS DE MIM: performances, ser negro e a formação docente para o teatro

O ENSINO DE ARTE E AS RELAÇÕES ETNICORACIAIS: experiência de formação em Dança compartilhada entre a docência e a discência

O IF BAIANO E A COMUNIDADE INDÍGENA PAYAYÁ: primeiros passos da extensão no campus Itaberaba

PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL DO IFCE DE JAGUARIBE-CE

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO PROEJA: Formação, Vivências e Desafios

DESCONSTRUINDO CONCEITOS: repensando o racismo no IFCE/Campus Jaguaribe

A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: notícias do quilombo da Baixinha em Irará-Bahia

AÇÕES AFIRMATIVAS NO IFMS E SUAS APLICAÇÕES NO CAMPUS DOURADOS: EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO- BRASILEIRA E INDÍGENA

ABORDAGEM DO NEGRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NO PERÍODO DA ESCRAVIDÃO

EDUCAÇÃO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E RACISMO NO BRASIL: INTERSECCIONISMOS NO ÂMBITO ESCOLAR

A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS EM ALGUMAS LICENCIATURAS DA UESB, CAMPUS DE JEQUIÉ

O PROTAGONISMO INDÍGENA NAS AULAS DE HISTÓRIA: problemas e desafios no livro didático

OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR FRENTE À LEI 10.639/03 E O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA, de autoria de Joelson Alves Onofre

REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO SOB A PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA: possibilidades em uma escola “quilombola”

PROFESSORA-ARTISTA E AS DIVERSIDADES ÉTNICO-RACIAIS: desafios na formação

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICAS E RACIAIS NAS ESCOLAS: práticas pedagógicas e representações dos Negros e Indígenas nos livros didáticos de história

SER NEGRA NOS ENCONTROS COM A IDENTIDADE, VIDA, ARTE E DOCÊNCIA

 

Sessão 06 – Educação inclusiva para negros e indígenas: reflexões (NAPNE e outros órgãos)

A TEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS NAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA

BRINCANDO COM OS MONSTROS – UMA ANÁLISE DAS CARETAS CARNAVALESCAS DE CACHA PREGOS

COLORISMO COMO FATOR DE RECONHECIMENTO RACIAL

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA KIRIRI

IDENTIDADE E ANCESTRALIDADE_A DISCUSSÃO DO CABELO EM TRANSIÇÃO E O USO DO TURBANTE

(RE)DESCOBRINDO A HISTÓRIA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – MA: DOS ÍNDIOS GAMELAS

RODA DE SAMB_ INFLUÊNCIAS E RELAÇÕES COM A CULTURA INDÍGENA

 

Sessão 07 – Educação profissional e os povos tradicionais

“VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA”: um estudo sobre o ingresso e a permanência de mulheres negras nos cursos de licenciatura e bacharelado em Física

A POLÍTICA DE ACESSO DOS INDÍGENAS NO INSTITUTO FEDERAL – AM E O PROEJA INDÍGENA

AS COMUNIDADES TRADICIONAIS DE ALCANTARA AMEAÇADAS: olhares sobre

CACURIANDO: a insersão da dança do cacuriá como meio de transformação sociocultural na comunidade escolar IFMA

NEGRITUDE EM FOCO_ experiências e desafios de uma ação de Educação das Relações Étnico-Raciais no Agreste Alagoano IFAL – Palmeira dos Índios

REFLEXÕES SOBRE O SABER TRADICIONAL E O ENSINO FORMAL_ perspectivas na Resex Marinha Extrativista de Cururupu_ RESEX

SABERES INDÍGENAS NA CRIAÇÃO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS

TEMÁTICA INDÍGENA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: convergências e divergências

 

Sessão 08 – Institucionalização dos NEABI na Rede Federal

“BORA LÁ NA UFAL?” RELATOS DOS EFEITOS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO VINCULADOS AO NEAB-UFAL A PARTIR DO EDITAL ZUMBI E MANINHA XUCURU-KARIRI, EDIÇÕES (2016-2017/2018-2019)

A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO IFF – CAMPUS AVANÇADO MARICÁ

AS CONTRIBUIÇÕES DO NEABI IFRN CANGUARETANA

A IMPLANTAÇÃO DE REGRAS DE HETEROIDENTIFICACÃO COMPLEMENTAR À AUTODECLARACÃO DE CANDIDATOS NEGROS COMO OPORTUNIDADE DE DISCUSSÃO ACERCA DO COLORISMO

A IMPORTÂNCIA DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS PARA A CONCRETIZAÇÃO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NO ÂMBITO DO IFBAIANO E SUAS INTERFERÊNCIAS NA (RE) CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES CULTURAIS DOS DISCENTES

AVANÇOS E DESAFIOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS NEABIS NO IFRS

DIMENSÃO DA CONCEPÇÃO COMPLEXA DO NEABI DO IFSP

IDENTIDADE E RESISTÊNCIA NO SERTÃO CEARENSE: a experiência do núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas do IFCE campus Cratéus

NEABI – IFRJ PARAMCABI, A TEMÁTICA ETNORRACIAL NO COTIDIANO ESCOLAR X A PEDAGOGIA DO EVENTO

 

Sessão 09 – Literatura Negra e Literatura Indígena

A DIÁSPORA AFRICANA EM UM PRODUTO AUTORAL DE LITERATURA INFANTOJUVENIL

A LITERATURA INDÍGENA BRASILEIRA-DEBATENDO O CONCEITO

EMPODERAMENTO FEMININO+ A ESCRITA DE MULHERES NEGRAS NO BRASIL

O NEGRO NO POEMA O NAVIO NEGREIRO DE CASTRO ALVES

OXUM, OGUM E OXALÁ_UMA TRINDADE RUMO À DESCOLONIZAÇÃO DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

REPRESENTATIVIDADE NEGRA PARA O PUBLICO INFANTIL

REVIVENDO VALORES_REGISTRANDO MEMÓRIAS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA

RODA DE SAMBA_ INFLUÊNCIAS E RELAÇÕES COM A CULTURA INDÍGENA

UMA LITERATURA NEGRA E MILITANTE AFRONTANDO A CULTURA HISTÓRICA

Sessão 10 – Movimentos sociais, Direitos humanos e interAÇÕES

BLACKFACE – UMA PRÁTICA RACISTA
EXPERIÊNCIAS NO COLETIVO: relatos de bolsistas voluntárias
POLÍTICAS AFIRMATIVAS EM EDUCAÇÃO: COTAS RACIAIS NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

GÊNERO, PATRIARCALISMO E HETERONORMATIVIDADE

NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS COMO ESPAÇO DE INTER-RELAÇÃO E SUBJETIVAÇÕES

SOLIDARIEDADE E DIREITOS HUMANOS

O OLHAR SOBRE O QUILOMBO SÍTIO VEIGA: ESPAÇO, MEMÓRIAS E CULTURA

TURISMO ÉTNICO – CULTURAL NO SUL DA BAHIA: um olhar sobre a Casa do Boneco de Itacaré – BA

 

Sessão 11 – Saúde das populações Negras e Indígenas e seus impactos na educação

SABERES INDÍGENAS

AÇÕES EDUCATIVAS VOLTADAS PARA SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS NEGRAS

 

Tenda Maria Felipa

A fotografia como forma de valorização da cultura afro-brasileira

A PELE QUE HABITO

AFRO DANÇA: um passeio pelas manifestações africanas e afro-brasileiras do Maranhão

AFRO DANÇA: um passeio pelas manifestações africanas

BANDA MAMA ÁFRICA: IFMA – CAMPUS BURITICUPU

COMISSÃO DA VERDADE SOBRE A ESCRAVIDÃO

Contrabaixo em Foco

Derrubando Paredes: por um novo ensino de língua portuguesa

Documentário Sítio Veiga

EXPERIMENTO CÊNICO TECENDO SABERES

Exposição Fotográfica intitulada SER

INFOGRÁFICOS

Lima Barreto entre lutas de representação

MOÇOS FEITOS, MOÇOS BONITOS: a ornamentação na prática Canela de construir corpos

MURAL BLACK

NATURALMENTE EU

OUVI DOR RIA: corpo-tecido-farrapo-humano

PROJETO BELEZA NEGRA: AS BROMÉLIAS DO MARANHÃO

PROJETO TAMBOR DE CRIOULA – IFMACRIOULA

SORRISO NEGRO: personalidades negras belforroxenses

Triste, louca ou má

VIAGEM AO MARANHÃO