Sessão 01 – Arte, Cultura, Patrimônio e Memórias
A Pedagogia do Teatro e as Relações Étnico-Raciais na Educação Profissional
A PRODUÇÃO DE MÁSCARAS COMO ELEMENTO DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRICANA
Coletivo negro de alunos e bonecas abaiomy_uma experiência de representatividade
DOMIGUEIRA- RELAÇÕES TERRITORIAIS E ÉTNICO-RACIAIS NO BAILE BLACK DA DÉCADA 1970
FEMINICÍDIO COM A MULHER NEGRA
III ENNEABI- Experiências vivenciadas no Campus de Goytagazes-RJ
PERFORMANCE, PRODUÇÃO DE UTOPIA E SENSIBILIDADE
QUEM SOMOS NÓS- TRABALHO DE INCLUSÃO REALIZADO IFMA
SAIAS DE AXÉ- Performance de Giros e Saberes na construção de um Outro Teatro
Sessão 02 – África, Brasil e Bahia: Historiografia e Ensino de História
ABOLIÇÃO E PÓS-ABOLIÇÃO NA BAHIA
ÁFRICA: uma perspectiva racista nos livros didáticos do ensino fundamental
AFRICANIZANDO O CURRÍCULO DE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
MEMÓRIA E HISTÓRIA: um olhar sobre nós
RACISMO ESTRUTURAL, LUTAS E CONTINUIDADES
Sessão 03 – Culturas afro-brasileiras e indígenas na formação de identidade brasileira
ESCOLA BRANCA, ALUNOS NEGROS: um olhar sobre branquitude e educação
A MULHER NEGRA NA PRIMEIRA PESSOA: uma construção de raça e gênero nas personagens de Taís Araújo
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DOS DISCENTES AFRODESCENDENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
A PRESENÇA DA MULHER NEGRA NO CAMPUS EM PINHEIRAL: olhares, perspectivas e caminhos
ESCOLA ÍNDIOS TAPEBA: a afirmação da identidade Tapeba através da escola diferenciada
MEHΙ͂: 1o ENCONTRO INTERCULTURAL
OS ÍNDIOS GAMELA EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR: de aldeia a município, conhecer para pertencer
REFLEXÕES E DIÁLOGOS SOBRE O PROJETO LÁPIS DE COR CICLO DE DIÁLOGO SOBRE O RACISMO NA INFÂNCIA
PROJETO PROTAGONISMO QUILOMBOLA: Um resgate da memória e história do quilombo Peropava
SOBRE CULTURAS, SOBRE POVOS INDÍGENAS: uma experiência na Aldeia Lago Branco
TERRITORIALIDADE E ASPECTOS CULTURAIS NAS COMUNIDADES INDÍGENAS DO VALE DO PINDARÉ-MA
Sessão 04 – Combate ao preconceito contra as religiões de matriz africanas
ASPECTOS DA REPRESSÃO POLICIAL E JURÍDICA AOS CANDOMBLÉS
AXÉ E PENSAMENTO INTELECTUAL COMO FORMA DE RESISTÊNCIA
BUMBA-MEU-BOI E AS FESTIVIDADES JUNINAS E JOANINAS EM SÃO LUIS – MA
CANDOMBLÉ, O QUE É? ENTENDENDO A RELIGIÃO E COMBATENDO O PRECONCEITO
ELEMENTOS DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANAS COMO
ENTRE O TERREIRO E A ESCOLA: Um olhar sobre as experiências
MEMÓRIAS DE UMBAMDISTAS E A ETNOGRAFIA DOS TERREIROS EM BURITICUPU – MA
REDE MEU ILÊ, RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA E EMPREENDEDORISMO SOCIAL
TAMBOR DE MINA COMO RESISTÊNCIA, RELIGIOSIDADE E ENSINAMENTOS
Sessão 05 – Educação e Relações Étnico Raciais e o ensino de História e Cultura Afro- brasileira e Indígena
COLETIVO ARTÍSTICO SARAVÁ: Laboratório de Estudos sobre performance e relações étnico-raciais
DANÇAS AFRICANAS: VIVENCIANDO NA PRÁTICA A CULTURA DE DIFERENTES POVOS
ENCRUZILHAMENTOS DE MIM: performances, ser negro e a formação docente para o teatro
O IF BAIANO E A COMUNIDADE INDÍGENA PAYAYÁ: primeiros passos da extensão no campus Itaberaba
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO PROEJA: Formação, Vivências e Desafios
DESCONSTRUINDO CONCEITOS: repensando o racismo no IFCE/Campus Jaguaribe
A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: notícias do quilombo da Baixinha em Irará-Bahia
ABORDAGEM DO NEGRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NO PERÍODO DA ESCRAVIDÃO
EDUCAÇÃO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E RACISMO NO BRASIL: INTERSECCIONISMOS NO ÂMBITO ESCOLAR
A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS EM ALGUMAS LICENCIATURAS DA UESB, CAMPUS DE JEQUIÉ
O PROTAGONISMO INDÍGENA NAS AULAS DE HISTÓRIA: problemas e desafios no livro didático
PROFESSORA-ARTISTA E AS DIVERSIDADES ÉTNICO-RACIAIS: desafios na formação
SER NEGRA NOS ENCONTROS COM A IDENTIDADE, VIDA, ARTE E DOCÊNCIA
Sessão 06 – Educação inclusiva para negros e indígenas: reflexões (NAPNE e outros órgãos)
A TEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS NAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA
BRINCANDO COM OS MONSTROS – UMA ANÁLISE DAS CARETAS CARNAVALESCAS DE CACHA PREGOS
COLORISMO COMO FATOR DE RECONHECIMENTO RACIAL
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA KIRIRI
IDENTIDADE E ANCESTRALIDADE_A DISCUSSÃO DO CABELO EM TRANSIÇÃO E O USO DO TURBANTE
(RE)DESCOBRINDO A HISTÓRIA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – MA: DOS ÍNDIOS GAMELAS
RODA DE SAMB_ INFLUÊNCIAS E RELAÇÕES COM A CULTURA INDÍGENA
Sessão 07 – Educação profissional e os povos tradicionais
A POLÍTICA DE ACESSO DOS INDÍGENAS NO INSTITUTO FEDERAL – AM E O PROEJA INDÍGENA
AS COMUNIDADES TRADICIONAIS DE ALCANTARA AMEAÇADAS: olhares sobre
SABERES INDÍGENAS NA CRIAÇÃO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS
TEMÁTICA INDÍGENA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: convergências e divergências
Sessão 08 – Institucionalização dos NEABI na Rede Federal
A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO IFF – CAMPUS AVANÇADO MARICÁ
AS CONTRIBUIÇÕES DO NEABI IFRN CANGUARETANA
AVANÇOS E DESAFIOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS NEABIS NO IFRS
DIMENSÃO DA CONCEPÇÃO COMPLEXA DO NEABI DO IFSP
NEABI – IFRJ PARAMCABI, A TEMÁTICA ETNORRACIAL NO COTIDIANO ESCOLAR X A PEDAGOGIA DO EVENTO
Sessão 09 – Literatura Negra e Literatura Indígena
A DIÁSPORA AFRICANA EM UM PRODUTO AUTORAL DE LITERATURA INFANTOJUVENIL
A LITERATURA INDÍGENA BRASILEIRA-DEBATENDO O CONCEITO
EMPODERAMENTO FEMININO+ A ESCRITA DE MULHERES NEGRAS NO BRASIL
O NEGRO NO POEMA O NAVIO NEGREIRO DE CASTRO ALVES
OXUM, OGUM E OXALÁ_UMA TRINDADE RUMO À DESCOLONIZAÇÃO DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
REPRESENTATIVIDADE NEGRA PARA O PUBLICO INFANTIL
REVIVENDO VALORES_REGISTRANDO MEMÓRIAS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA
RODA DE SAMBA_ INFLUÊNCIAS E RELAÇÕES COM A CULTURA INDÍGENA
UMA LITERATURA NEGRA E MILITANTE AFRONTANDO A CULTURA HISTÓRICA
Sessão 10 – Movimentos sociais, Direitos humanos e interAÇÕES
BLACKFACE – UMA PRÁTICA RACISTA
EXPERIÊNCIAS NO COLETIVO: relatos de bolsistas voluntárias
POLÍTICAS AFIRMATIVAS EM EDUCAÇÃO: COTAS RACIAIS NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
GÊNERO, PATRIARCALISMO E HETERONORMATIVIDADE
NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS COMO ESPAÇO DE INTER-RELAÇÃO E SUBJETIVAÇÕES
SOLIDARIEDADE E DIREITOS HUMANOS
O OLHAR SOBRE O QUILOMBO SÍTIO VEIGA: ESPAÇO, MEMÓRIAS E CULTURA
TURISMO ÉTNICO – CULTURAL NO SUL DA BAHIA: um olhar sobre a Casa do Boneco de Itacaré – BA
Sessão 11 – Saúde das populações Negras e Indígenas e seus impactos na educação
AÇÕES EDUCATIVAS VOLTADAS PARA SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS NEGRAS
Tenda Maria Felipa
A fotografia como forma de valorização da cultura afro-brasileira
AFRO DANÇA: um passeio pelas manifestações africanas e afro-brasileiras do Maranhão
AFRO DANÇA: um passeio pelas manifestações africanas
BANDA MAMA ÁFRICA: IFMA – CAMPUS BURITICUPU
COMISSÃO DA VERDADE SOBRE A ESCRAVIDÃO
Derrubando Paredes: por um novo ensino de língua portuguesa
EXPERIMENTO CÊNICO TECENDO SABERES
Exposição Fotográfica intitulada SER
Lima Barreto entre lutas de representação
MOÇOS FEITOS, MOÇOS BONITOS: a ornamentação na prática Canela de construir corpos
OUVI DOR RIA: corpo-tecido-farrapo-humano
PROJETO BELEZA NEGRA: AS BROMÉLIAS DO MARANHÃO
PROJETO TAMBOR DE CRIOULA – IFMACRIOULA
SORRISO NEGRO: personalidades negras belforroxenses